domingo, 30 de agosto de 2009

Astrologia e os sais bioquímicos





Você sabia que cada signo astrológico tem uma analogia com um sal bioquímico? A astrologia é uma das disciplinas mais ricas em conteúdo e quando eu me debruço sobre os livros mais antigos encontro tantos campos a serem explorados que acabo não sabendo por onde começar! A Astro-Bioquimica, ou a relação entre a Bioquímica e a Astrologia, já foi estudada há mitos anos e seu conteúdo pode ser útil para equilibrar nosso organismo em caso de doença. A classificação dos sais bioquímicos é feita em analogia à qualidade dos sete planetas pessoais e aos signos astrológicos dos quais são regentes. Não são considerados Urano, Netuno e Plutão, planetas transpessoais e sem correspondência em nosso organismo material. Se considerarmos que o homem é o microcosmo feito à imagem e semelhança do macrocosmo, não podemos deixar de fazer as analogias sobre as correspondências entre o que está em cima é como o que está em baixo (Lei de Hermes). Todas as partes e órgãos de seu corpo têm uma correspondência analógica com um dos grandes departamentos dos céus conhecidos como ‘signos do zodíaco’. Já verificamos essa correspondência nos artigos publicados em meu site sobre a Astromedicina, ou Astrologia Médica. Sob esse prisma é óbvio concluir que a alopatia moderna, por mais que seja genuína e útil, nunca encontrará a cura para as queixas do homem moderno, que está muito separado de suas origens no reino mineral e animal de nosso planeta. As doenças modernas causadas pelo estresse e pela poluição principalmente, como pressão alta, diabetes, dores musculares, alergias, câncer, problemas cardiovasculares, em sua maioria, apresentam resistência à cura, e a alopatia pode, na maioria dos casos, simplesmente aliviar os sintomas e evitar o pior. É ainda mais difícil curar depressões, insônia, síndrome do pânico e outros desequilíbrios mentais e emocionais que requerem em muitos casos um acompanhamento psicoterápico complementar. Na realidade, a medicina alopática consegue no máximo eliminar os sintomas, mas não elimina a causa e, certamente, não promove a cura, já que não promove o equilíbrio funcional tornando o homem são. Por essa razão, o homem mais sábio tem se voltado cada vez mais para as curas alternativas, e de forma preferencial para aquelas orientais que sempre consideraram o homem como um ser holístico, em seu conjunto e em sua integração com o meio ambiente onde ele vive. Se considerarmos que todo o efeito tem uma causa (lei da natureza) devemos então refazer o caminho inverso até encontrarmos a razão da doença e poder promover a cura. A menos que a causa seja removida não haverá garantia de cura total e a doença voltará. Vejam o caso da maioria dos cânceres e das alergias! A cura será encontrada somente quando conseguirmos reintegrar o homem ao seu ambiente para finalmente encontrar o equilíbrio entre a mente e o físico.

Considerando que cada ser humano é um indivíduo único, com suas características de personalidade, hábitos, tendências, desejos, etc., devemos concluir também que sua composição química é única. No entanto, a astrologia encontrou um elo comum nesta cadeia bioquímica que se expressa nos doze grupos humanos representados no zodíaco. Os doze signos solares devem ser considerados em primeiro lugar, já que o Sol é o centro de energia de nosso físico. No entanto, numa analise pessoal, poderão ser encontradas algumas particularidades, visto que o signo Ascendente, o signo Lunar e outros fatores poderão alterar as características de um indivíduo. Por essa razão, não basta encontrar o signo solar para poder ministrar um sal químico para uma pessoa! Será necessária a avaliação feita por um médico homeopata ou naturalista, que incluirá inclusive a analise do mapa natal do individuo.

O corpo humano é composto de milhões de células e cada uma tem uma função própria, assim como uma necessidade nutricional própria. Os materiais orgânicos e inorgânicos que lhe servem de alimento são fornecidos, naturalmente, pelos alimentos que ingerimos. Entre os materiais orgânicos podemos nomear as albuminas, fibrinas, açucares e gorduras. Entre os inorgânicos os principais são a água e determinados minerais, conhecidos como células de sal. No corpo humano, os sais minerais fazem o papel de ‘trabalhadores’ e são de suma importância como pequenos trabalhadores ativos da construção do físico. Se não conseguirmos suprir nosso corpo com os sais necessários à sua sobrevivência, estaremos em deficiência e entraremos em desequilíbrio, sendo facilmente sujeitos às doenças. Os sais minerais deveriam ser fornecidos principalmente por nossa alimentação, porém, mesmo se nos alimentarmos corretamente, devemos pensar que em nossa civilização moderna, nem mesmo os alimentos nos fornecem os sais necessários, já que são cultivados em terrenos adubados quimicamente e sujeitos a inúmeras contaminações. Somente os alimentos orgânicos poderiam, a priori, nos fornecer uma alimentação melhor, mais rica em sais. Por exemplo, nós sabemos que o ferro é contido principalmente nos espinafres e no feijão, tão comum em nossas mesas. Contudo, muitas pessoas sofrem de anemia por não terem o ferro em quantidade suficiente. Neste caso existem os suplementos de ferro, que provocam a constipação como efeito colateral. Entretanto, o ferro na forma de Ferrum Phosphate pode ser tomado como células bioquímicas de sal que serão facilmente assimiladas pelo organismo e sem efeitos colaterais. Esse é o sal do qual o organismo do pisciano mais necessita, mas ele poderá ser associado também a outro tipo de sal, dependendo dos sintomas apresentados pelo paciente. Somente o médico fará a avaliação correta e indicará a receita final. Sugiro em seguida as indicações dos doze sais em correspondência aos doze signos zodiacais, que podem ser usados em caso de notarmos algum desequilíbrio orgânico.

Os sais bioquímicos correspondem aos 12 elementos minerais principais contidos nos tecidos humanos, por isso foram chamados de os 12 remédios dos tecidos. Segundo a Teoria enunciada por Shüssler, no fim do último século, as funções dos órgãos e tecidos seriam reguladas por substâncias minerais básicas contidas nestes. O desequilíbrio mineral seria um dos fatores preponderantes na formação de desajustes funcionais e de doenças. A administração regular em doses infinitesimais restabeleceria este equilíbrio orgânico mineral, corrigindo as possíveis carências celulares. Os sais bioquímicos são geralmente administrados em tabletes em 6 DH (Nível de concentração da solução).

Daremos a seguir os principais Sais bioquímicos (extraídos do livro ‘Astrologia e Bioquímica’ de Vanda Sawtell) associados aos signos zodiacais, e com a recomendação de que não se faça seu uso sem a indicação e o controle de um medico homeopata que saberá a dosagem indicada para cada caso:

Áries – Kali Phosphorus (Fosfato de potássio)
Touro – Natrum Sulphuricum (Sulfato de Sódio)
Gêmeos – Kali Muriaticum (Cloreto de Potassio)
Câncer – Calcarea Fluorica (Fluoreto de Cálcio)
Leão – Magnesia Phosphorica (Fosfato de Magnésio)
Virgem – Kali Sulphuricum (Sulfato de Potassio)
Libra – Natrum Phosphoricum (Fosfato de Sódio)
Escorpião – Calcarea Sulphurica (Sulfato de Cálcio)
Sagitário – Silicéa
Capricórnio – Calcium Phosphoricum (Fosfato de Cálcio)
Aquário – Natrum Muriatucum (Sal de cozinha)
Peixes – Ferrum Phosphoricum (Fosfato de Ferro)
Devemos sempre levar em conta, porém, que assim como para elaborar uma receita de florais de Bach (ou as australianas) baseadas na astrologia é necessário levantar o mapa do nascimento da pessoa; do mesmo modo, devemos proceder para escolher os sais bioquímicos, cuja escolha poderá ser feita também em relação ao signo ascendente e seu regente, ao signo lunar, ao planeta Saturno ou um outro planeta encontrado na primeira casa, por exemplo. Por essa razão, somente um astrólogo poderá elaborar essas prioridades e encaminhar o diagnóstico para a um médico homeopata que irá prescrever os sais na devida dosagem para cada caso. Considerem, portanto, esse artigo simplesmente um indicativo de quanto a astrologia é uma ciência completa e que tanto pode oferecer ao ser humano.

ÁRIES - Primeiro signo do Zodíaco, do elemento Fogo e qualidade Cardeal, Áries é regido pelo planeta Marte. Sabemos que o ano solar inicia em 21 de Março, quando o Sol secciona a linha do Equador e se encontra equidistante dos dois hemisférios terrestres. Em Áries, o Sol inicia a Primavera no Hemisfério Norte e com ela a Terra inicia um programa de carregamento energético que tem um enorme potencial de cura para o planeta como um todo, não importando se no Hemisfério Sul estamos iniciando o outono. A Terra se carrega de energia do mesmo modo que uma bateria, ou seja, com a eletricidade física que irá permitir a possibilidade de vida ao nosso planeta como um todo. Áries como primeiro signo zodiacal rege a primeira parte do corpo humano, a parte superior de nossa cabeça onde temos a testa e abrigamos o cérebro superior, órgão do pensamento. Como o cérebro é órgão mais importante do corpo, podemos deduzir que o sal alocado para este signo é de suma importância para a composição humana. O Kali Phos., ou Fosfato de Potássio, cria a matéria cinzenta do nosso cérebro pela união da albumina e do oxigênio (citando o livro Astrologia e Bioquímica de Vanda Sawtell). Este sal constrói as células cerebrais e pode ser associado a todos os outros sais, sempre que aparecerem sintomas de esgotamento nervoso, causados pelo excesso de estudo ou trabalho, pelo estresse ou até mesmo por problemas de insanidade e outras patologias. De todos os doze elementos minerais básicos do corpo, as vibrações geradas pelo Kali Phos. são as mais altas a que o corpo físico pode se sujeitar de forma segura. Sabemos que os arianos são pessoas corajosas, cerebrais, ardentes, impacientes e independentes. Francos e diretos não suportam subterfúgios e sempre vão direto ao ponto! Eles trabalham intensamente e estão muito sujeitos a esgotamentos, sofrem de estresse e de pressão alta. Podem adoecer subitamente, sofrendo com febres elevadas e inflamações, inclusive aos dentes, já que o maxilar superior está sob o domínio deste signo.

O ariano escapa dificilmente de ferimentos e hemorragias e pode sofrer de enxaquecas. Quando o ariano apresenta patologias como: problemas nervosos, depressão, insônia, irritabilidade, histeria, sensibilidade excessiva, esgotamento físico, dores de cabeça e dores musculares, vertigens e até dores nos dentes podemos ministrar esse sal. A osteopatia (terapia de alinhamento crânio-sacral) é muito útil a esse signo. A palavra Kali (Potássio) significa 'mãe ou matéria', e Phosphorus significa 'produtor de luz'. E quem vive sem Luz em nosso planeta onde o ato de nascer é chamado de 'Dar a Luz'?

TOURO - O segundo signo zodiacal é o signo de Touro, que pertence ao elemento Terra, é de qualidade Fixo e tem como regente o planeta Vênus. O Sol entra em Touro aproximadamente em 21 de Abril, no segundo mês do ano zodiacal e segundo mês da primavera. Touro em astrologia é relacionado com o pescoço, os ouvidos, a mandíbula inferior e a garganta, e também com o cerebelo ou cérebro inferior. Touro significa absorção, estabilidade, crescimento e fecundidade. O Sal bioquímico que é alocado para este signo é o Natrum Sulph., Sulfato de Sódio, que é a primeira célula de sal que se torna deficiente no organismo quando um taurino adoece. A função principal do Natrum Sulph é aquela de eliminar o excesso de água do organismo. Uma molécula do Sal de Touro tem a força química de pegar e eliminar duas moléculas de água do organismo. Quanto mais excesso de água estiver no organismo tanto mais sulfato de sódio será necessário para a eliminação. Os taurinos são normalmente muito pacientes, trabalhadores, determinados e organizados, mas podem ser obstinados e muito apegados às coisas materiais, além de ser muito gulosos. Sensuais e afetuosos, precisam de muito incentivo e encorajamento em seus afazeres. Como os taurinos são também muito gulosos, engordam facilmente e por essa razão congestionam a bílis e o fígado, o pâncreas e os rins. O Natrum Sulph. é indispensável para descongestionar esses órgãos e assegurar uma boa digestão de todos os alimentos. O diabetes, tão comum nos dias de hoje, pode ser facilmente controlado com o Natrum Sulph. Quando os órgãos da digestão não funcionam de forma harmoniosa sofremos com as gripes e a garganta irritada, principalmente. As células do sal de Touro agem para regular a qualidade de todos os fluidos do corpo e podem ser úteis também em casos de obesidade. Vênus rege também os órgãos genitais femininos (a vulva) e se relaciona também com certos tumores, tendo relação com o sistema venoso e linfático, correspondendo ainda às mucosas e à pele em geral (é Vênus que colore a tez tão apreciada na beleza feminina).

O taurino precisa evitar as comidas excessivamente gordurosas e com muito molho e pode se beneficiar com terapias homeopáticas, já que é suficientemente metódico para seguir à risca a prescrições. A aromaterapia também pode lhe ser útil, mas o Sufato de Sódio não deve faltar em seu organismo.

GÊMEOS - O Sol ingressa em Gêmeos aproximadamente em 21 de maio. Este signo é o terceiro da primavera, no hemisfério norte, é regido pelo planeta Mercúrio, é um signo de Ar e tem a qualidade Mutável. No corpo humano, Gêmeos é relacionado com os tubos dos brônquios e pulmões, com ombros, braços e mãos (omoplata, clavículas e pulsos). Se pensarmos nos brônquios como árvores e suas ramificações, podemos compreender porque este signo se relaciona com o ar, com o oxigênio que os galhos das árvores estendem para o céu para receberem o alimento que é principalmente o oxigênio e a energia solar. Por essa razão, os geminianos sofrem de patologias respiratórias, principalmente. Brônquios, pulmões, vias aéreas superiores e alergias respiratórias são mesmo sua praia! Alguns geminianos sofrem também de problemas nervosos, talvez por causa de sua extrema mobilidade e intelectualidade que os predispõe a esgotamentos psíquicos, nervosos e físicos. Os nativos de Gêmeos são pessoas abertas, transparentes, comunicativas e vivazes, sendo particularmente voláteis e mutáveis, como o ar que nós respiramos. Os geminianos são curiosos, comunicativos, móveis e ágeis, o que os faz parecer nervosos. O sistema nervoso -que se espalha pelo corpo humano como ramificações-, está sob o domínio de Mercúrio. Os pulmões são órgãos duplos, assim como os braços e as mãos, e esta duplicidade predispõe os geminianos a alterações de humor e instabilidades de todo tipo. As fibrinas são essenciais para a formação dos tecidos e órgãos do corpo e para elas é necessário ministrar o sal de Gêmeos, Kali Muriaticum ou Cloreto de Potássio. Os sintomas da falta do Kali Mur. são catarro, congestão dos canais dos brônquios, glândulas inchadas, caxumba, sarampo, escarlatina, dor de garganta e amigdalites, articulações reumáticas inchadas e outras dores articulares. As constipações ou a aerofagia de origem nervosa se beneficiam de Kali Mur. Os acúmulos e inchaços precisam não somente deste sal, mas também do Ferrum Phos, especialmente se houver também inflamação. Mercúrio era considerado o Mensageiro dos Deuses e é por essa razão que, por analogia, o sal que transporta seu alimento, o alimento das fibrinas é o Kali Mur. Quando houver acúmulo de catarro é aconselhável evitar certos alimentos formadores de muco, como laticínios, doces e estimulantes. Depois de uma gripe forte pode se tomar o Ferrum Phos, juntamente com o Calcium Phos, como tônico. Além dos problemas respiratórios, os geminianos podem sofrer de esgotamento nervoso, já que têm dificuldade de fazer descansar a mente pelo excesso de informação que recebe! Como terapia, os geminianos podem se beneficiar da acupuntura já que não têm paciência para longas e complicadas terapias. Também a aromaterapia pode ser benéfica aos natos deste signo de Ar.

Os problemas respiratórios aos quais os geminianos estão sujeitos podem ser relacionados com a dificuldade de 'compartilhar o ar' com as pessoas de seu convívio e podem ter relação com dificuldades de afirmação. Os conflitos racionais (causadores de estresse mental) podem ter um efeito negativo sobre seu organismo e se beneficiam com o sal de Gêmeos.

Como nota, e para encerrar esse artigo, podemos acrescentar que o Kali Phos., o Kali Mur. e o Kali Sulph. associados ao Ferrum Phos. podem ser usados com sucesso no tratamento do câncer! O Kali Phos para suprir o fogo vital purificando a condição não saudável das células, o Kali Sulph. para limpar através dos poros da pele e banhar as células num fluido oleoso, salgado e anti-septico e o Kali Mur. para construir as células novas. Finalmente o Ferrum Phos. para atrair o oxigênio necessário para renovar e purificar as células.




:: Graziella Marraccini ::




FONTE: http://somostodosum.ig.com.br/conteudo/c.asp?id=09047

Nenhum comentário: